domingo, 15 de julho de 2012

A PRIMEIRA MENSAGEM ANGELICA

A Mensagem do Primeiro Anjo

1. Qual tema envolve a última advertência do grande conflito na Terra?

Apocalipse 14: 7

Dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, a terra, e o mar, e as fontes das águas. Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição. Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão.

As três mensagens angélicas se constituem na última mensagem de advertência de Deus para o mundo. Ela está dividida basicamente nos seguintes pontos:

a) Temor a Deus;

b) Adoração;

c) Queda de Babilônia;

d) A besta, sua imagem e marca.

2. Qual a mensagem do primeiro anjo?

Apocalipse 14: 6-7

Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

3. O que representa o símbolo “anjo” na profecia bíblica?

Gálatas 4: 14

E, posto que a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.

O apóstolo Paulo disse que foi recebido como um “anjo de Deus” pelos crentes da Galácia. A palavra “anjo” em seu idioma original (grego) é “ággelos”que significa “mensageiro”. O povo de Deus nos últimos dias serão os mensageiros que proclamarão esta mensagem em “grande voz” ao mundo.

4. Qual o alcance da mensagem, do Evangelho Eterno?

Mateus 24: 14

E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho de todas as nações. Então, virá o fim.

Todos ouvirão a mensagem do Evangelho Eterno e terão a oportunidade de escolher de que lado desejarão ficar na “grande controvérsia” entre o bem e o mal. (Veja também Apocalipse 14: 6)

5. O que é o Evangelho Eterno?

Romanos 1: 16

Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.

O verdadeiro Evangelho – Evangelho Eterno – é o poder de Deus para nossa salvação.

6. Como entender a expressão “grande voz”?

Lucas 1: 41 e 42

Ouvindo esta saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!

Para que Isabel falasse em “grande voz” ela teve que ser cheia do Espírito Santo. Para que a mensagem dos três anos seja proclamada com poder, precisaremos estar também cheios deste mesmo Espírito.

7. O que é temer a Deus, conforme a Bíblia?

Eclesiastes 12: 13-14

De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.

Temer a Deus é guardar os seus mandamentos. O apóstolo João escreveu que aquele que diz que conhece a Deus, mas não guarda os Seus mandamentos “é mentiroso” (I João 2: 4). (Veja também: Deuteronômio 4: 10, Êxodo 20: 3-17)

8. Como podemos dar glória a Deus?

a) Com o que comemos e bebemos:

I Coríntios 10: 31

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

b) Através do nosso corpo (vida):

I Coríntios 6: 19-20

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

c) Quando reconhecemos o sacrifício de Cristo:

Lucas 23: 46-47

Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E dito isto, expirou. Vendo o centurião o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Verdadeiramente, este homem era justo.

d) Quando damos bons frutos:

João 15: 8

Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.

e) Quando cumprimos a vontade de Deus para nossa vida:

João 17: 4

Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer.

f) Quando nos arrependemos dos nossos pecados:

Apocalipse 16: 9

Com efeito, os homens se queimaram com o intenso calor, e blasfemaram o nome de Deus, que tem autoridade sobre estes flagelos, em nem se arrependeram para lhe darem glória.

g) Quando cremos implicitamente em Deus:

Romanos 4: 18-20

Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus.

A quem devemos Adorar?

O tema adoração é realmente um tema muito importante e profundo no que tange ao “Evangelho Eterno”. No mundo cristão atual existe um conceito predominante com respeito ao Deus verdadeiro. O conceito seria basicamente este:

  • Um único Deus dividido em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Onipotente, onipresente, onisciente, conhecido como “trindade”.

A mensagem do primeiro anjo faz um convite para o povo que vive no tempo do fim, para que se volta à adoração do verdadeiro e único Deus. Se este convite é feito, é necessário que revisemos os nossos conceitos sobre Deus na bíblia para ver se não estamos andando de maneira errada e contrária à verdade.

Quem é Deus?

Essa é uma pergunta realmente muito profunda, que para ser respondida exige também um profundo exame da Bíblia. Acompanhe atentamente o estudo bíblico abaixo.

1. Quem é aquele a quem somos convidados a adorar?

Apocalipse 14: 7

Dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

O convite de Deus através desta mensagem é para que o povo adore ao Deus verdadeiro, o Criador de todas as coisas.

2. Quem é o Criador de todas as coisas?

Gênesis 1: 1

No princípio, criou Deus os céus e a terra.

Deus é o soberano do universo e Criador de tudo. (Veja também Gênesis 2: 1-3; Êxodo 20: 10-11; Salmos 95: 3-6)

3. Quantos deuses existem?

I Coríntios 8: 5-6

Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas, e nós também, por ele.

Segundo as palavras do apóstolo Paulo, para nós, a igreja de Cristo, há um só Deus, o Pai.

4. Nas palavras de Cristo, quem é o único Deus?

João 17: 1, 3

Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti.

E a vida eterna é esta; que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Jesus reconhece a Seu Pai como sendo o único Deus verdadeiro.

5. Existe de fato apenas um Deus?

I Timóteo 1: 17; 2: 5

Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.

Há um só Deus conforme diz a Palavra de Deus, não são dois nem três, é um só!

6. Qual é o primeiro mandamento da Lei de Deus?

Êxodo 20: 3

Não terás outros deuses diante de mim.

O termo “mim” é usado para determinar uma única pessoa. Por isso também Deus é um só.

7. Qual a consideração de Jesus com respeito ao Pai no Apocalipse?

Apocalipse 3: 12

Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.

Jesus Se apresenta no Apocalipse considerando Seu Pai como sendo o Seu Deus.

Na mensagem do primeiro anjo, somos chamados a adorar a Deus, o Pai. Muitos adoram a uma trindade, composta de Pai, Filho e Espírito Santo, mas a mensagem do anjo de Apocalipse 14 nos pede para que adoremos Àquele que fez a terra, o mar e as fontes das águas, e este é o Pai, pois Ele tem sido esquecido pelas diversas denominações cristãs.

Quem é Jesus?

Primeiramente, sabemos que Cristo é nosso Salvador pessoal e que veio a esta Terra viver uma vida com a mesma natureza humana que possuímos e ser portador dos nossos pecados para nos dar a vida eterna. Mas as perguntas que surgem são: Jesus é Deus? Ele pode ser adorado? Para obtermos a resposta estaremos analisando a Palavra de Deus.

8. Quando Jesus perguntou aos discípulos o que as pessoas pensavam que Ele era, o que eles responderam?

Mateus 16: 14

E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas.

9. E ao Jesus perguntar a eles o que eles achavam que Ele era, o que os discípulos responderam?

Mateus 16: 16

Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

10. Qual foi a resposta de Jesus para Pedro quando este O respondeu?

Mateus 16: 17

Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que te revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.

Quando Pedro respondeu em nome dos discípulos dizendo que Jesus é Filho de Deus, Ele lhe diz que essa revelação havia chegado a Pedro por parte de Deus.

11. Deus amou o mundo dando a quem para nós?

João 3: 16

Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Cristo é o Filho unigênito de Deus. A palavra “unigênito” vem do latim e significa “único (uni) gerado (genitus). No grego a palavra é “monogenês” que significa “único de sua espécie”. Cristo é o único Filho gerado de Deus, de espécie única. Os anjos e os homens são seres criados e não gerados. Iremos entender mais adiante como é isso de Cristo ser o único Filho gerado de Deus.

12. Quem é a sabedoria de Deus?

I Coríntios 1: 24

Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

Cristo é a sabedoria de Deus.

13. O que a Bíblia diz sobre o nascimento de Cristo – Sabedoria de Deus – como Ele foi gerado no céu?

Provérbios 8: 22-25

O SENHOR me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci.

Cristo teve um princípio, Ele foi gerado de Deus antes que o mundo existisse. As suas origens são desde “os dias da eternidade” (Miquéias 5:2).

14. Depois de dizer que o único Deus é o Pai, o que é dito que Jesus é?

I Coríntios 8:6

Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

Jesus é também chamado de nosso Senhor pela Palavra de Deus. O Senhor é aquele que governa a casa (Mateus 24: 45-46; Efésios 5: 22-25).

15. Jesus pode ser adorado?

Hebreus 1: 6

João 5: 23

E novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

A fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.

Da mesma maneira que Deus é adorado, nós devemos também adorar a Jesus Cristo. Ao adorarmos a Jesus, estamos em verdade adorando ao Pai, pois foi Este quem conferiu esta autoridade Àquele.

16. A presença de Jesus vale pela presença de quem?

João 14: 9; 1: 18

Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Ninguém jamais viu a Deus; O Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.

Jesus é a expressão exata da imagem do Pai (Hebreus 1: 3). Seu amor, bondade, carinho e atos, todos revelam o caráter e a vida do Pai. Deus é amor (I João 4: 8), e Jesus é o reflexo do amor do Pai.

17. Cristo é também o Criador?

João 1: 3

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

Cristo participou da obra da criação juntamente com Seu Pai. Todo o universo criado, todas as obras da criação procederam de Deus e foram executados por Cristo. Juntos, o Pai e o Filho criaram o universo (Provérbios 8: 22-31). Foi através de Cristo que Deus criou o mundo. A Bíblia nos diz que todas as coisas foram feitas por intermédio de Cristo e que nEle, tudo subsiste. (Veja também: Colossenses 1: 15-17; Atos 2: 22; João 5: 30; 6:38)

O que é o Espírito Santo?

18. De que o Espírito Santo é chamado?

Atos 2: 38; 10: 45

Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque, também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo;

O Espírito Santo na Bíblia é chamado de “dom”. É uma promessa maravilhosa para todos os crentes.

19. O que é dado para nós através do Espírito Santo?

Atos 1: 8

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.

Quando recebemos o Espírito Santo, recebemos poder para sermos fiéis testemunhas de Jesus.

20. Quais são as características do Espírito Santo?

João 14: 16-18

a) Espírito da verdade: Jesus é a verdade (João 14: 6)

b) O mundo não conhece: o mundo não conheceu a Jesus (João 1: 10)

c) Habitava com os discípulos: Jesus habitava com eles naquela hora (João 1: 14)

d) Estaria neles: Jesus mesmo estaria neles (João 14: 20)

Todas as características que Cristo deu sobre o Espírito Santo eram as características dEle mesmo.

21. Ele é o Espírito de quem?

Gálatas 4: 6

Romanos 8: 14

E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba Pai!

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

O Espírito Santo é o Espírito de Deus e de Cristo. Procede dEles para nós. (Veja também: I Pedro 1: 11; Atos 16: 7).

22. Como Jesus comunicou o Espírito Santo aos discípulos?

João 20: 22

E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebi o Espírito Santo.

A palavra “Espírito Santo” em grego (idioma original da Bíblia) é “pneuma” que significa “vento” ou “sopro”. É um símbolo da maneira pela qual Deus comunica a nós o Seu poder e a Sua vinda.

23. Ele é um ser pessoal independente do Pai e de Cristo?

João 15: 26

Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim.

O Espírito Santo procede de Deus, é uma dádiva do Pai para nós. Mediante o Espírito nós nos tornamos vencedores contra o pecado (Gálatas 5: 16). Não é um ser pessoal independente de Deus, mas totalmente dependente dEle e dEle procede.

24. Quem envia o Espírito Santo a nós?

João 16: 7

Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.

Cristo recebe do Pai o Espírito Santo e envia a nós este maravilhoso dom.

25. Quem é o Espírito Santo?

I Coríntios 3: 17

Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

Jesus é o nosso Senhor (I Coríntios 8: 6), e a Palavra diz que este Senhor é o próprio Espírito Santo. Por quê? Porque, mediante o Espírito, a vida de Cristo é comunicada a nós (Efésios 3: 16-17) e Cristo passa a morar no nosso coração.

“Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela”. W., E. G. Manuscript Releases, vol. 14, PP. 23-24

Vemos, portanto, que existe um só Deus, um Ser pessoal, espiritual, o criador de todas as coisas, onipotente, onisciente, e eterno; infinito em sabedoria, santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável; e presente em toda parte por seu representante – o Espírito Santo.

Que existe um Senhor Jesus Cristo, o Filho do Eterno Pai, pelo qual todas as coisas foram criadas e por quem elas existem; que Ele tomou a natureza do homem para redenção da raça caída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário